Começando a escrever

Agora finalmente você vai começar a escrever. Espero que o que foi dito até aqui tenha sido para você.

Acha mesmo que não sabe escrever? Acha mesmo que não tem o dom e não nasceu para escrever? Então comece a mudar isso a partir de agora. Mesmo que não seja tão bom na escrita, mesmo que sua área de atuação seja as exatas ou as biológicas, você pode e deve escrever bem. Escrever é uma habilidade e qualquer habilidade pode ser aprendida e aperfeiçoada. Escrever bem está ao alcance de todos.

Se você precisa escrever uma dissertação, você deve praticar escrever dissertações. Se precisa escrever um artigo, deve praticar escrever artigos. Se precisa escrever textos acadêmicos, deve praticar escrever textos acadêmicos e assim por diante. Se precisa escrever um contrato, não vai aprendê-lo escrevendo poesias. Embora aqui eu dê um passo a passo não convencional, vai te ajudar a melhorar sua escrita, gramática e ortografia.

A prática de escrever diariamente qualquer coisa vai ajudá-lo a escrever outros tipos de textos, mas para escrever uma determinada modalidade de texto, você precisará ler exemplos e modelos desse mesmo tipo textual que necessita. 

Eu não sei escrever contratos porque eu nunca os escrevi, mas se um dia precisar escrever um, tenho que ler exemplos e modelos de contratos, praticar e até imitá-los para ficar bom em escrever contratos. Os outros tipos textuais que escrevo e que aprendi vão me ajudar a escrever contratos, mas não são suficientes. Precisarei praticar escrever contratos. Se você precisa escrever artigos científicos, então você tem que estudar artigos científicos, como eles são escritos, seguir modelos e praticar.

Caso você não esteja habituado a escrever, comece pelos textos mais simples para depois seguir para tipos mais complexos. É a minha recomendação.

 

Guilherme Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *