A estrutura do texto

A maioria dos textos é segue esta estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas três partes são mais marcadas e fáceis de encontrar no texto dissertativo. Veremos cada uma delas agora.

Imagine que o texto seja uma história com começo, meio e fim. Caso alguma dessas partes falte, a história fica incompleta. Assim é o texto. A introdução é o começo, o desenvolvimento é o meio e a conclusão é o fim. Se uma parte faltar, o texto fica incompleto. Vejamos cada parte mais a frente.

 

Introdução

A introdução é a apresentação do tema. Ela deve ser simples e objetiva. O leitor deve ser informado do que se trata o texto logo nas primeiras linhas. A boa apresentação desperta a curiosidade no leitor para continuar a lê-lo até o final. E mante

É a partir da introdução que o texto se desenvolve. Apresentado o ponto de vista, ele deve continuar nos parágrafos posteriores sem mudar de opinião. O tamanho considerado ideal para a introdução é de três ou quatro linhas, embora possa variar para mais ou para menos. Por exemplo, se o tema for a bicicleta é o transporte do futuro então devo mostrar o porquê dessa ideia.

 

Os carros continuam a trazer inovações e a facilitar muito nossa vida, entretanto, a bicicleta tem se mostrado o transporte do futuro porque ela é prática e não polui o meio ambiente.

 

Já temos a introdução em apenas três linhas com duas orações. Nos próximos parágrafos vamos argumentar para sustentar a ideia de que a bicicleta é o transporte do futuro.

Essa é a ideia para um texto dissertativo. Dissertar expor um assunto de forma organizada e completa. O autor expressa suas ideias e opiniões sobre o assunto exposto.

Para qualquer outro tipo de texto, segue mais ou menos o mesmo princípio: o primeiro parágrafo apresenta o assunto. Para uma narrativa de um livro, no entanto, a apresentação pode durar o primeiro capítulo inteiro. Mas o primeiro parágrafo é uma pequena ambientação sobre o personagem ou os personagens. Você pode conferir alguns livros de literatura aí na sua casa para ter certeza do que eu estou escrevendo aqui.

 

Desenvolvimento

O desenvolvimento é  a exposição de elementos que fundamentam a ideia principal. É onde você vai defender suas ideias e vai tentar convencer o leitor. Essa parte precisa de argumentos convincentes para mostrar que sua ideia é boa. Vamos tentar?

 

Cada vez mais vários países têm desenvolvido um sistema de transporte integrado no qual a bicicleta divide as ruas com outros veículos. Países como a Holanda e a Irlanda avançaram muito nesse quesito.

Em ambos, uma pessoa pode substituir o carro pela bicicleta e ir para a escola, para o trabalho ou para onde quiser sem se preocupar se vai ser atropelada. Os motoristas possuem muito respeito pelos ciclistas e acidentes envolvendo carros e bicicletas são raros.

 

Viu só? Conseguimos desenvolver dois parágrafos falando sobre as bicicletas. Poderíamos escrever mais e falar sobre os benefícios para a saúde e para o meio ambiente e o baixo custo do uso das bicicletas. A saúde para quem pedala, o trânsito melhor, menos poluição do ar nas cidades, entre outras coisas.

Você pode continuar o desenvolvimento com as ideias que demos acima: benefícios para a saúde pessoal e para o meio ambiente.

Acima, novamente, apresentamos um exemplo de desenvolvimento de texto dissertativo. Os demais tipos de texto podem seguir o mesmo padrão. Mas em um texto literário dissertativo o desenvolvimento é feito capítulo a capítulo e o desenvolvimento da história como um todo pode durar quase todo o livro. Tente se lembrar de um livro que leu ou está lendo para ver como a narrativa se sustenta em cada capítulo e é apenas uma parte de toda a história.

 

Conclusão

A conclusão é a parte em que finalizamos a argumentação e retomamos a ideia inicial sustentada logo na introdução do texto. Ela precisa ser convincente, uma vez que já foi fundamentada em todo o desenvolvimento do texto.

Vamos tentar fazer uma conclusão?

 

Por fim, enquanto os carros elétricos não poluentes e até carros autônomos começam a ser testados e são ainda uma realidade para poucos, a bicicleta está cumprindo muito bem o papel de veículo sustentável do futuro.

 

Essa é uma possibilidade para o desfecho. Outra ideia é usar o bom humor. Quer ver?

 

Finalizando, enquanto os carros elétricos não poluentes e até carros autônomos começam a ser testados e são ainda uma realidade para poucos, as bicicletas mostram que vamos chegar ao futuro pedalando.

 

Em ambos os desfechos, retomamos a ideia apresentada no começo: a bicicleta é o veículo do futuro.

Agora escolha um tema de que gosta, que precisa escrever e tente organizá-lo em quatro ou cinco parágrafos. Ao final, e depois de uma xícara de café, revise-o. Não tem problema se ficar ruim, os próximos serão melhores.

 

Guilherme Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *