Brainstorming ou chuva de ideias é anotar tudo que vier à mente quando estiver escrevendo.
Você quer um nome para a sua marca? Faça brainstorm. Uma hora você acha o nome ideal. Você está desenvolvendo algo criativo? Faça brainstorming que a criatividade vem. Anote, anote tudo que vier à sua mente. Depois você organiza tudo em um texto.
Você está perdido? Responda detalhadamente a essas perguntas:
- Onde estou?
- Aonde quero chegar?
- O que preciso fazer para chegar aonde quero?
Se você responder a essas perguntas com nível elevado de detalhamento, terá mais clareza sobre sua situação, sobre você e qual caminho precisa trilhar para conseguir o que quer.
Por exemplo, se você quer uma promoção no seu trabalho, precisa detalhar o seu momento atual, o onde você está. E para o aonde quero chegar precisa especificar exatamente o tipo de trabalho que quer fazer, quais a suas ambições. Visualize-se no novo cargo, no novo emprego e escreva com riqueza de detalhes. E o que preciso fazer para chegar aonde quero, você deve escrever o seu plano para chegar aonde deseja. O que você precisa fazer? Detalhe a sua jornada. Nada aqui pode ser genérico. Tem que ser muito claro e objetivo. Se seu objetivo é estudar mais, aprender um novo idioma, detalhe o seu plano e sua jornada. Assim fica muito mais fácil.
Precisa escrever um texto? Vai escrevendo sem filtros ou correções que o texto vai surgindo. Depois, você reescreve e revisa.
Tente remover qualquer trava para escrever e simplesmente ponha as ideias no papel. O brainstorming funciona para qualquer coisa pois é escrevendo que ganhamos clareza e concretizamos ideias.
As ideias e pensamentos sozinhos são vagos e imprecisos. Nós precisamos externá-los para torná-los claros e possíveis. Quanto mais você fizer o brainstorming, melhor você vai ficar. Escreva. Coloque suas ideias no papel.