Tome notas (faça listas)

As listas são boas para anotar o que precisa ser feito, mais ou menos como uma lista de supermercado. As listas funcionam para escrever textos. Continue a ler para aprender como.

Quais são as tarefas que você precisa fazer ao longo do dia?

Anote em lista, da mais importante para a menos importante, da mais difícil para a mais fácil. À medida que for escrevendo, risque as tarefas já feitas.

Precisa escrever um texto?

As listas também funcionam aqui.

Coloque em tópicos o que precisa escrever. Você cria uma espécie de esqueleto para o texto. Aí, é só escrever respeitando esses tópicos. Fica mais fácil e dá um caminho para o texto. Uma espécie de trilha a se fazer pra os primeiros tópicos e ideias mais importantes. E conforme for escrevendo, você pode fazer alterações nos itens que anteriormente definiu, adicionando-os ou tirando-os. Facilita bastante.

Se você está com dificuldade para escrever, se o texto estiver muito difícil para colocá-lo no papel, experimente transformá-lo primeiro em tópicos, organizando as ideias principais e só depois escrever.

Às vezes, escrevendo para a internet, o texto funciona muito bem em formato de listas, pois aguça a curiosidade do leitor e é mais fácil e rápido de escrever.

Por exemplo: 7 atividades que melhoram a sua escrita – a sexta vai fazer sua escrita decolar ou 10 livros para quem quer escrever bem. Escreva em forma de tópicos curtos, isso aguça a curiosidade e é bem provável que mais pessoas leiam.

E para finalizar, faça listas para as tarefas do seu dia-a-dia, para as suas ideias e também para escrever os seus textos. Experimente, elas facilitam!

 

Guilherme Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *