O conto

O conto é um dos gêneros textuais mais populares. Ele é uma narrativa que possui uma estrutura definida (não varia tanto), não é muito complexo e é breve. É nele que vamos embasar a nossa aprendizagem de escrita. É com este gênero que sua escrita vai fluir.

O conto é um dos gêneros literários mais antigos. Basicamente, ele é uma narrativa curta escrita em prosa (prosa é um texto corrido que vai até o final da linha, o modo natural de escrever, como este guia). Pode tratar de temas variados, épicos, folclóricos ou fantasias. Pode ser apenas um acontecimento cotidiano, como a ida ao dentista ou sobrenaturais, como vampiros e bruxos, por exemplo.

Pela sua brevidade, o conto é uma narrativa simples, com poucos personagens e o enredo também é limitado, breve, focado na maioria das vezes em uma só trama e muitas vezes possui um único objetivo, que é apenas contar uma história ou despertar um sentimento no leitor. Essas características podem mudar dependendo do conto. Isso é o que faz um conto ser um conto: escrita em prosa, narrativa curta e poucos personagens.

Para efeito de comparação, falarei aqui sobre o romance. O romance é uma narrativa mais complexa, é mais longo, possui mais personagens e a trama possui várias subtramas. Geralmente é dividido em capítulos. Isso é o que faz um romance ser um romance: escrita em prosa, narrativa longa e muitos personagens.

Novamente, o objetivo não é fazer com que você se torne um escritor, mas simplesmente melhorar a sua escrita produzindo narrativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *