Coerência e coesão são as duas coisas essenciais para que o seu texto faça sentido e seja compreendido. Parecem coisas muito difíceis, mas não são.
De acordo com o Dicionário Michaelis coerência é a “ligação, harmonia, conexão ou nexo entre os fatos ou as ideias; nexo”. Portanto, coerência é a frase que faz sentido e tem nexo, lógica.
Vejamos agora frases incoerentes:
Ideias verdes incolores dormem furiosamente. – Noam Chomsky, linguista americano
É uma frase coesa, gramaticalmente correta, mas incoerente. Ideias verdes? Verdes e incolores? Confuso, não é mesmo? Um outro exemplo:
A sua roupa já secou, mas ainda está molhada.
Como uma roupa pode estar seca, mas continuar molhada? A frase está gramaticalmente correta, mas incoerente.
Agora, vejamos exemplos de frases coerentes:
Neste país, a minoria das pessoas é rica e quase 90% dos cidadãos são pobres. (Site: Brasil Escola)
Após o gol, o atleta, que não tem sido titular regularmente em 2012, exaltou a coerência do técnico Tite. (Folha de S.Paulo, 08/04/2012, pelo site Dicio)
Na coerência do meu passado, não tenho cometido nenhum ato que desabone a minha vida”, afirmou. (Folha de S.Paulo, 05/08/2009, pelo site Dicio)
Coesão trata-se da ligação bem feita entre as palavras. o texto que possui uma distribuição harmoniosa das palavras é coeso.
Segundo o site Significados: Coesão é a ligação harmônica entre duas partes, utilizada na gramática como forma de obter um texto claro e compreensível.
Sendo assim um texto coerente e coeso possui lógica e bom uso das palavras e conectivos.
Quando for escrever, tenha atenção de produzir um texto lógico, coerente, e com boa articulação das palavras, ligando harmoniosamente umas às outras, coeso. Assim, seus textos serão compreensíveis, fáceis de ler e seus leitoras agradecerão.
Guilherme Rodrigues