A crônica

A crônica é um gênero literário muito parecido com o conto e muitas vezes é difícil ou até mesmo impossível identificar um texto como crônica ou conto. Geralmente ela é escrita em jornais e outros periódicos e isso já basta para classificá-la como crônica.

A crônica é uma narrativa que expõe os acontecimentos ou fatos em ordem cronológica, daí que se deriva o nome, do grego chronos, que significa tempo. Geralmente a crônica relata fatos do cotidiano ou assuntos relacionados à arte, cultura, esportes, ciência e muitos outros.

Há diversos tipos de crônicas nas quais o cronista procura mostrar o seu ponto de vista para o leitor. Os tipos mais comuns são a jornalística, histórica, descritiva, dissertativa, narrativa, poética e muitos outros.

Existem dois livros de crônicas muito famosos que você já deve ter ouvido falar. Um é As Crônicas de Nárnia, do escritor norte-irlandês C. S. Lewis. E o segundo, Crônicas de Gelo e Fogo, do norte-americano George R. R. Martin, que originou a série Game of Thrones. Você já assistiu a alguma dessas duas obras? Esses textos são considerados crônicas porque contam uma história cronológicamente.

Em As Crônicas de Nárnia, vemos o surgimento de Nárnia, toda a sua história e batalhas dos povos até o seu desfecho (não contei spoiler, Nárnia ainda existe).

Quem escreve conto geralmente também escreve crônica e vice-versa. Há diversos cronistas escrevendo em jornais, revistas, sites e outros periódicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *