Eu sei que de primeira pode parecer estranho. Mas logo você vai mudar de ideia sobre os diários.
Não estou falando de diários adolescentes em que as meninas contavam sobre sua vida triste e difícil. Nesta proposta de diário, você pode escrever suas ideias, programar sua vida e se organizar.
E por que começar a escrever por um diário? Porque é mais fácil falar sobre si mesmo, algo que você já conhece bem do que qualquer outro assunto.
Sabe aquela ideia que você teve no caminho do trabalho? Anote. Anote em qualquer lugar que você possa consultar depois. Pode ser no celular ou no papel, em um caderno. O celular possui ótimos aplicativos para isso, como: Google Docs e Google Keep.
O pensamento é volátil, impreciso e desorganizado. A escrita, não. Quando escrevemos, aquilo se torna concreto, ganha forma e se expande. A escrita bem feita é precisa e organizada. Você diz aquilo que quer dizer com palavras bem escolhidas.
Você pode organizar a sua vida com um diário e conhecer mais sobre si. Escreva sobre as ideias que tem ao longo do dia, sobre o que vai fazer e, no final, à noite, escreva sobre como foi o seu dia: o que foi bom e o que pode melhorar. Assim, você garante que está sempre progredindo. A ideia é catalogar a sua vida, o que fez, o que vai fazer, o que pensar e o que planeja para o futuro. Envolve disciplina, mas vale se esforçar. E tem mais uma coisa: você não precisa escrever todos os dias no “diário”. É só um caderno de anotações.