O hábito da leitura

É preciso ler antes de começar a escrever bem. A leitura atenta faz com que percebamos como as palavras são escritas, como elas foram usadas, as estruturas das frases e como foram organizadas para formar o texto. Pela leitura, aprendemos e conhecemos o mundo ao nosso redor e assim adquirimos conteúdo para produzir nossos textos. Quanto mais lemos e escrevemos, melhor ficamos.

Um jornalista precisa ler, pesquisar e se informar antes de criar uma reportagem, um artigo ou uma matéria. Sem leitura, ele não consegue fazer nada. Assim é com qualquer outra pessoa. Um texto não surge do nada.

Um hábito pode ser criado e para criar o hábito da leitura é preciso ler. Você pode não estar acostumado a ler. Você pode não gostar de ler. Mas isso não é realmente um problema porque é possível aprender a gostar de ler. Leia um pouco por dia. Leia 30 minutos todos os dias. Se ainda for muito, diminua para 20, ou 15, ou ainda 10 e com o tempo você vai aumentando.

Procure assuntos que despertem seu interesse. Podem ser relacionados ao seu trabalho, talvez você queira aprender a investir, talvez queira aprender história, talvez queira aprender uma segunda língua, informática, saber sobre outro país. Leia um livro sobre o assunto de que você gosta, auto-ajuda, melhoramento pessoal, romance, poesia. Qualquer coisa. O importante é começar e ir aos poucos.

Sente-se em uma cadeira confortável, pode se deitar também, em um ambiente agradável e comece a ler. A leitura deve ser prazerosa, não force. Quando cansar, vá fazer outra coisa e recomece depois.

Há uma porção de coisas para fazer, mas ler também é legal, é bom e faz bem. Pense no que podemos ganhar com a leitura. Aprimorar uma habilidade e ser um profissional e pessoa cada vez melhor.

 

Guilherme Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *